quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A mescla da informação com o entretenimento

Como podemos observar no vídeo abaixo e tomando como base a afirmação de Sodré, os canais de televisão buscam cada vez mais uma forma de mesclar o entretenimento e a informação tentando atingir um público interessado em ambas as partes e, conseqüentemente, gerando mais audiência e maior lucro.

Um claro exemplo disso, que também pode ser observado no vídeo, são os programas policiais e sensacionalistas. Indo um pouco além e partindo para uma segunda realidade, muitas das pessoas vêem os programas como um espetáculo, não apenas como, por exemplo, uma caça policial aos bandidos, clamando e esperando apenas pela justiça. A questão é que muitos passam a assistir como se estivessem acompanhando o roteiro de um filme ou de uma novela, aguardando pelo desfecho feliz (ou não). Entretanto, sabendo que tudo aquilo (teoricamente) é realidade, a pessoa também está se mantendo informada.

Algo semelhante acontece com um espectador de programas que visam mostrar a vida de celebridades ou de programas com informações culturais. A pessoa que vê programas de fofoca, por exemplo, quer a informação apenas por curiosidade, pelo entretenimento, para saber como é a realidade dos famosos, algo que grande maioria do mundo desconhece. Já o que assiste a programas culturais busca informações que possam lhe ser úteis. Porém, como sabemos, nos dois tipos de programas o espectador pode se informar e se entreter ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: